Carta do leitor

No Valor Econômico, leio a seguinte Carta do leitor:

O fim de Deus?

Era o que nos faltava. A Procuradoria Geral da República quer acabar com o ensino religioso nas escolas públicas porque o estado é laico e, portanto, não pode oferecer o ensino de uma religião nas escolas públicas. Os procuradores explicam inclusive que fazem isso para proteger as minorias, que não dividem os mesmos princípios e valores religiosos. Quero ver o que vai acontecer com as inúmeras escolas brasileiras mantidas por ordens religiosas. Como vão reagir?

Às vezes simplesmente não entendo a lógica de algumas pessoas. A carta explicitamente fala que a regra se aplica a escolas púbicas. No entanto questiona sobre as escolas mantidas por ordens religiosas. Ora, se a escola é mantida por uma ordem religiosa, essa escola é privada, e não pública, logo não é afetada pela regra.

Se a pessoa quiser dar ao filho uma educação religiosa, ótimo, existem escolas religiosas para isso, mas por outro lado é importante preservar a laicidade do Estado. Estado não é Igreja, oras.

É isso ou estou perdendo alguma informação importante aqui? Do jeito que essa carta está escrita, não faz sentido nenhum para mim…

Advertisements

Tags: , ,

One Response to “Carta do leitor”

  1. Fernando da S. Costa Says:

    Acho que ele se refere a inumeros “convenios” que existem. Normalmente com escolas católicas, mas existe com escolas evangélicas e etc.

    Inicialmente, deveria se mapear isso, e ver se a rede pública da região é capaz de absorver tais alunos. Senão, se criar mais escolas para aquela microregião. E só ai desativar tais escolas.

    O MPF erra de diversas formas, mas a pior é achar que uma ação vai resolver o problema. Pode, no máximo, chamar atenção da sociedade pra isso.

    PS.: Por experiência própria vi a importância dessas escolas conveniadas numa cidade de tamanho médio que participou de um projeto piloto do MEC de informatização da frequência dos alunos usando as digitais.

    PPS.: Sou a favor de uma educação laica, e pessoalmente, sofro com a dificuldade de encontrar escolas assim para meus filhos, mas não posso ignorar a realidade, principalmente das cidades “menores”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: